Lição de Vida

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

História do Xadrez





Abordaremos a história do xadrez focalizando escolas de pensamento,

 fatos e enxadristas mais importantes de cada período.




Período Antigo (até 1600)


1. Primitivo (até 500 dC)


2. Sânscrito (de 500 a 600)


3. Persa (de 600 a 700)


4. Árabe (de 700 a 1200)


Período Moderno (de 1600 até hoje)



2.Científico (de 1886 a 1916)



3.Hipermoderno (de 1916 a 1946)



4.Eclético (de 1946 até hoje )



5.Europeu (de 1200 a 1600)



1.Período Antigo (até 1600 )



1.1 Período Primitivo (até 500 dC )






O Período Primitivo da história do Xadrez não pode ser estudado

Sem um conhecimento prévio de outros jogos de tabuleiro.

É necessário observar os jogos que existiam antes do xadrez aparecer,

E somente depois é possível entender

As fontes e razões que fizeram surgir o xadrez.

Hoje ,historiadores do xadrez como Yuri averbach,

Acreditam na Possibilidade do xadrez ter evoluído

De um jogo de corrida, embora essa questão esteja

Longe de ser consensual, como pose ser visto nesta passagem:




Murray


A teoria de que o xadrez é um desenvolvimento de uma versão anterior

Jogo de corrida envolve a hipótese de que um reformador

Mudou a nomenclatura todo, a fim de torná-lo auto-consistent

Como um jogo de Guerra e garantiu o acordo de todos os seus contemporâneos.

Acho incrível essa hipótese.(Murray ,1913,p.50)



1.2 Período Sânscrito (de 500 a 600)




E geralmente aceito que é ancestral do xadrez mais antigo

Conhecido surgiu na India entre os séculos VI e VII da era cristã

E chamva-se Chaturanga (jogo dos quatro elementos).

Era Praticado tanto por duas como por quatro pessoas.

Descreveremos a forma para quatro pessoas.

Cada jogador possui oito peças:

Um ministro (hoje Dama ),um Cavalo, um Elefante (hoje Bispo),

Um Navio (amis tarde uma Carruagem e hoje a Torre)

E quatro Soldados (atualmente os Peões).

A arrumação das peças era feita como mostra a figura 1.




Chaturanga







O tabuleiro era monocramático (de uma só cor )

E as peças dos quatro jogadores diferenciavam-se

Pelas cores vermelhas, verde, negra e amarela.

A peça a ser movimentada era definida por um lance de dados.

Aos poucos os dados foram eliminados e a forma dominante

De praticar este jogo acabou sendo a de duas pessoas.





1.3 Período Persa (de 600 a 700)






Por volta do século VII o xadrez chegou a Pérsia

E passou a ser chamado Chatrang, sendo mencionado

Em muitos textos deste período.As primeiras peças

De xadrez descobertas também datam desta época.





1.4 Período Àrabe (de 700 a 1200)





Com a Pérsia sendo conquistada Pelos árabes

O jogo passou a ser chamado de Shatranj.

Logo se tornou muito popular no mundo árabe e surgiram

Os primeiros grandes jogadores que desenvolveram a teoria

E chegaram inclusive a praticá-lo ás cegas.

Os árabes difundiram o xadrez pelo Norte da África e Europa , através invasão da Espanha.





1.5 Período Europeu(1200 a 1600)






Por volta do Século IX o xadrez foi introduzido

Na Europa pela invasão da espanha Mouros,

E no século XI já era amplamente conhecido no velho mundo.



No século XIII as casas do tabuleiro passaram a

Ser divididas em duas cores para facilitar a Visualização dos enxadristas.






Por volta de 1561 o padre espanhol Ruy Lopez de Segura,

Que foi o melhor jogador deste período , propôs a utilização do roque.

Esta alteração será aceita na Inglaterra,

França e Alemanha somente 70 anos depois.

O movimento Em Passant já era usado em 1560 por Ruy Lopez,

Embora não se conheça seu criador.

O duplo avanço de peão em sua primeira jogada surgiu em 1283,

Em um manuscrito Europeu.





Ruy lopez

Mas uma das principais alterações aconteceu aproximadamente em 1485,

Na Renascença Italia, surgindo o xadrez da “rainha enlouquecida”.

Até esta época não existia ainda a peça rainha,

E em seu lugar havia uma chamada Ferz, que era uma espéciade Ministro.

Ele, que só podia deslocar-se uma casa por vez pelas diagonais,

Transformou-se em Dama (Rainha) ganhado o poder de mover-se

Para todas as direções.




Os Bispos, que se moviam em diagonal duas casas,

Passaram a ter também mais liberdade movendo-se

Por todas as casas livres da diagonal.

Os Peões que chegassem á ultima fila seriam promovidos a uma peça já capturada.

Atualmente os Peões podem ser promovidos a Dama, Torre ,Bispo ou Cavalo.




2.Período Moderno (1600 até hoje)






2.1 Período Clássico ou Romântico (1600 a 1886)






Este período é caracterizado principalmente por

Uma preponderância do elemento criativo.





Sobre o esportivo.Não bastava ganhar,mas tinha que ser feito com estilo.

O jogo aberto, com ataque rápido e fulminante cheio de belas combinações,

Foi marca registrada do Movimento.






Morphy


Nomes como Greco,Stamma,Philidor,

Deschapelles Elaboudonnais, São alguns dos precursores do movimento,

Mas é através de Staunton, Anderssen e Morphy que o movimento chegou a Maturidade.







Adolf Anderssen

Em 1851 foi realizado o primeiro Torneio Internacional durante a Exposição Universal de Londres, e foi vencido pelo Alemão Adolf Anderssen.

Morphy foi o melhor jogador deste Período e suas

Contribuições para o desenvolvimento do xadrez são indeléveis:




Duas vias de entrada cabeças

Morphy essencial no domínio técnico de xadrez,

Ou seja, o conhecimento aos principais posicinaisque mais tarde popularizar.(...)

O primeiro princípio estipula que cada jogo deve contribuir para o esforço de desenvolvimento:

A segunda diz que um bom desenvolvimento é ainda mais eficaz na posição aberta.

Isto é equivalente a dizer que o lado mais desenvolvido está interessado

Na abertura do eo pior jogo desenvolvido se possível mantê-lo fechado.(Reti,1985,p22)913,p50)





2.2Período Científico (de 1886 a 1946)






Este Período foi marcado pelas idéias de wilhelm Steinitz

Que lançou as bases do xadrez Modeno.

Suas idéias estão incorporadas no que chamamos hoje de o xadrez posicional,

E por isso é considerado uma espécie de Aristóteles do xadrez.

Reti expressa bem as diferenças entre as escolas Romântica

E Cientifica quando analisa os estilos de Morphy e Steinitz:





Morphy foi muito maior do que seus pares no itens abertos,

Por que eles tinham descoberto o seguinte Segredo:

Desenvolvimento acelerado das peças é o ponto decisivo,

Os jogos fechados forma o seu lado fraco,

E neles não mais do que os professores do seu tempo.

Fechados forma morphy quase todos os itens perdidos.

A tocar outro jogador para revelar novos conhecimentos neste domínio:

Wilhelm Steinitz.Stinitz sabia que as posições

Não-fechado dependem tanto no desenvolvimento das peças

Como certas vantagens posicionais duradouro.

Eles são caracterizados pelo material existentes

Na placa ea estrutura de peões.(reti,1985,p.27)





Os planos de Steinitz são novos,

Baseados no acúmulo de pequenas vantagens que o adversário cede, onde se consideradas separadamente, nada representam,

Mas acumuladas podem constituir uma vantagem decisiva.

Um dos méritos de Steinitz foi perceber que uma partida de xadrez gira

Em torno de um delicado equilíbrio de forças.





Wilhelm Steinitz


Para conseguir vantagens em um desses elementos (tempo, Espaço e Matérial)

Deve-se ceder algum outro tipo de vantagem de igual ou aproximado valor.

Em outras palavras, nada se obtém grátis em uma partida bem equilibrada de xadrez.

Steinitz foi campeão mundial por 28 anos, de 1866 a 1894.






Emanuel Lasker


Emanuel Lasker, que derrotou Stinitz, foi também uma figura singular do xadrez.

Doutor em filosofia e matemático, via o xadrez como uma constante luta de duas vontades.

Também como Steinitz procurou desvendar

Os princípios fundamentais que regem a conduta da partida de xadrez,

Mas posicionou o escopo de sua análise tanto na técnica quanto nas indiossincrasias do enxadrista.

O seu estilo, que consistia em desequilibrar

A posição nem sempre realizando as melhores jogadas,

Mas simo lance mais desagradável pra cada adversário,

Recebeu o nome de escola Psicológia.






Após manter-se como Campeão Mundial por 27 anos , de 1894 a 1921,

Lasker perdeu o título pra o cubano José Raul Capablaca.







José Raul Capablaca


Capablanca, mestre do xadrez posicional, foi um dos melhores jogadores de todos os tempos.

Aprendeu o jogo aos quatro anos e demonstrou uma aptidão natural pra o xadrez

Jamais vista.

Era praticamente imbatível e não perdeu nenhuma partida oficial de 1915 a 1924,

Mas enfim perdeu o título mundial em 1927 para Alexander Alekhine.





Alexander Alekhine


Para Capablanca cada partida era única e cada lance que executava tinha significação particular.

Ao contrário de princípio Morphy que estabelecia para a abertura

O desenvolvimento de uma peça em cada lance,

Sua teoria era que uma peça deve ser jogada quando e onde seu desenvolvimento se encaixe no planode jogo que o enxadrista tem em mente.




2.3 Período Hipermoderno (de 1916 a 1946)







Com a descoberta das leis que governam o jogo posicional

O xadrez passou por um período um pouco engessado,

Onde os dogmas clássicos deveriam ser sempre observados.

Foi então que jovens talentosos enxadristas

Como Alekhine, Reti, Bogoljubow e Breyer ousaram questionar

Estes dogmas, Nas palavras de Reti:







Como jovens professores que estavam aprendendo

A aprender o método correto de Capablanca,

Que estipula que todo o jogo deve ser inserido em um plano

E não tem valor si (ás vezes regra que contraria o princípio da Morphy pelo qual cada movimento deve acelerar o desenvolvimento)

Começa a ver que as peças

Não estavam mais para passou por natural

E foram realizados em um de rotina para qualquer jogador experiente.

Isto é um caso especial, as idéias gerais apresentadas por modernos,

Daí podemos concluir que há acima de tudo uma diferença fundamental

Entre as leis cientificas quedada em Física e Matemática e ,

Assim chamados , regras do xadrez.

Essa diferença fica clara quando observamos que leis naturais são universalmente

Aplicáveis,

Enquanto princípios gerais estratégicos de xadrez

São\axiomas prático em alguns casos, têm as asuas exceções.

O mesmo se aplica aos princípios de xadrez com regras universais de conduta na vida:

Não e suficiente o home a agir em consonância com o mais

Reconhecidos princípios de subscrever em um individuais de grandeza imcomparável.

(reti,1985,p65).






Em 1924, foi fundada em Paris a Féderação internacional (fide)

Com 156 federações nacionais filiadas representando mais de cinco milhões de

Jogadores registrados é uma das maiores organizações esportivas mundiais

Reconhecidas pelo International Olympic Cmmittee (IOC).




2.4 Período Eclético (a partir de 1946)







Este período é caracterizado pela incorporação e

Refinamento dos princípios descobertos anteriormente.

Os Grandes Mestres deste período são Eximios tanto na

Tática quanto na estratégia, embora muitas vezes

Seu estilo possa pender para o jogo posicional ou tático.





Com a morte de alekhine em 1946 o título mundial ficou vago e

A Fide passou a regulamentar a disputa pelo título,

Sendo que a primeira aconteceu em 1948 e foi vencida por Mikhail Botvinnik (Rússia).

Os campeões a partir daí forma os seguintes foram:

Vasily Smyslov (Rússia), Mikhail thal (Letônia),Tigran Petrossian (Armênia),

Boris Spassky (Rússia),Bobby Fischer (Eua),Anatoly karpor(Rússia), Viswanathan Anand (índia),Ruslan Ponomariov (Ucrânia),Rustam Kasimdzhanov (Uzbequistão),Veselin Topalov (Bulgária),Vladimir Kramnik(Rússia),Viswanathan Anand (índia).




No campo escolar um ponto importante deve ser assinalado.

Em 1986 a Fide e a Unenco criaram o Committee on chess In schools (CCS)

Que tem um importante papel na difusão do ensino e

Na democratização do xadrez enquanto instrumento pedagógico.






Onde surgiu o xadrez ?




Seria impossível afirmar com certeza a origem do xadrez,

Mas conta-se que na Ìndia, no século VI, um sábio denominado Sissa

Apresentou ao monarca da época um jogo cujo o nome era chaturanga e

Que com o passar dos anos foi expandido pelos paises da Europa até

Chegar ao nome e movimentos de hoje.





Esse jogo que ele apresentou foi através de

Um concurso promovido pelo rei que por ser muito generoso oferecia

O direito de pedir o que quisesse á custa do jogo mais interessante,

Com objetivo de distrai-lo, pois tinha perdido seu filho em combate há pouco tempo.







Mas deixou bem claro: não queria qualquer jogo.

Desejava algo lógico que não dependesse de sorte para ganhar, mas sim de raciocínio.



Foi então que o brâmane Sissa encantou o rei,

Apresentado e explicando o nome das peças,

Seus movimentos e o que cada uma representava no reino onde viviam,






Após toda a explicação e de terem, inclusive,

Jogado uma partida, o rei agraciado com o sábio lhe perguntou

O que queria em troca do tão criativa invenção.






-Nada quero – Respondeu Sissa demonstrando além de muita sabedoria bastante humildade.







Entretanto, depois de insistentes pedidos o sábio disse que

Não queria ouro, palácio, nem terras, deixando bem claro que

O objeto dele era deixar o rei satisfeito e

Que somente a alegria transmitida era seu pagamento.

Mas visto que o nobre rei sentia-se ofendido em não recompensá-lo,

Sissa respondeu que queria seu pagamento em grãos de trigo.







Explicou que os Grão de trigo deviam ser colocados sobre

O tabuleiro que na primeira seria posto 1 Grão,

Na segunda 2, na terceira 4, 8, 16, e assim dobrando sucessivamente...



A principio o rei e todos que estavam á




Sua Volta riram dizendo ser ridículo o pedido dele

E que estava desperdiçando a consessão data.






O sábio reafirmou sua decisão e continuou insistindo no pedido,

Até que o rei ordenou pra que um de seus empregados trouxesse alguns sacos de

Trigo pra que pudesse pagar os serviços oferecidos por Sissa.





Grãos de trigo



Foi então que começou a ditribuição dos grãos.

Porém, quando estavam chegando nas trinta e duas casas

Do tabuleiro concluíram após alguns cálculos que

Se juntasse todo o trigo do mundo não daria para pagá-lo

E precisaria de toda produção de trigo da época

Na Ìndia cultivada por mais de 60.000 anos , sendo que

O total corresponderia a 2.305 montanhas

(o número exato é 18.446.744.073.709.551.616 grãos)!






Diante disso , surpreso, o rei não soube diferenciar

O que foi mais inteligente: o jogo ou o pedido que o sábio fez ?





Naturalmente,Sissa já sabia que seria impossível pagá-lo







Daquela maneira e liberou o rei de cumprir seu pedido!



Conta ainda a lenda que o rei, percebendo a grande sabedoria de Sissa,

Pediu com insistência para que ele permanecesse trabalhando

Como primeiro ministro e pudesse com seus conhecimentos aconselhá-lo,

Beneficiando o povo e auxiliando estrategicamente na segurança de seu reino ...




Um comentário:

  1. Pensadores
    Abraham Lincoln (1809-1865)
    Se eu tivesse apenas uma hora para cortar uma árvore, eu usaria os primeiros quarenta e cinco minutos afiando meu machado.

    ResponderExcluir