Lição de Vida

segunda-feira, 2 de abril de 2012

viver em familia * Economize água e esbanje beleza no seu jardim.

Economize água e esbanje beleza no seu jardim.

É inegável que os jardins não são apenas objetos decorativosnas casas das pessoas. Além de esbanjar sua beleza, eles atuamtambém  como uma espécie de fonte de relaxamento. Algumas pessoas passam horas cuidando  das plantas e dali saem renovadasde todo o estresse e cansaço do dia-a-dia.
Por falta de tempo ou espaço, infelizmente, algumas pessoasnão têm a oportunidade de adquirir essa prática, mas sevocê tem um espacinho de terra no seu quintal, seguem algumas dicas para montar seu próprio jardim semaumentar seu custo  com a conta de água.     
1 - Revolva o solo para desmanchar torrões grandes de terrae remover pedras. Isso ajuda a umidade a penetrar nas partículas de terra. 2 - Veja se o solo escoa bem a água testando sua drenagem.Boa drenagem é essencial para que o jardim use a água racionalmente. 3 - Pode-se colocar também grandes quantidadesde folhas velhas, galhos quebrados ou grama cortada velha para melhorar a textura, estrutura e nutrir o solo.
4 - Agrupe as plantas de acordo com a sua necessidade de água. Dessa maneira, você pode regar juntas todas as plantas que consomem muita água e deixar as mais resistentes apenas com a água da chuva.
5 - Faça uma cavidade no formato de um pires ao redor da base de cada planta, assim toda a chuva será direcionada para suas raízes. 6 - Mesmo a planta mais resistente à seca necessita de irrigação quando recém-plantada, para isso use um regador para encharcar a área, de forma gradual, certificando-se de que a água está penetrando no solo.
Você pode aproveitar essa atividade para criar um envolvimento ainda maior entre todos da família cuidando do jardim e, ao mesmo tempo, formar nas crianças uma maiorconsciência ambiental e de racionamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário